Quando fazer o inventário extrajudicial? Saiba quais os primeiros passos.

O inventário extrajudicial é feito diretamente no cartório, através de escritura pública.

Inicialmente é preciso à contratação de um advogado, podendo ser comum a todos os herdeiros ou não, e a escolha do Cartório de Notas, onde será realizado o inventário.

Pode ser qualquer Cartório de notas, podendo ser da confiança das partes pois neste procedimento não são aplicadas regras de competência.

A sua maior vantagem que é a rapidez, levando em média, de dois a três meses para ficar pronto. Sendo outra vantagem a economia tanto de tempo como financeira, e são por esses dois motivos que é aconselhável quando permitida por lei.

Para que o inventário possa realizado no cartório, devemos observar que: todos os herdeiros devem ser maiores ou capazes; deve existir acordo entre os herdeiros; não pode existir testamento; na escritura deve constar a participação de um advogado.

Ficou com dúvidas? Nossa equipe de advogados especialistas no assunto podem te ajudar com isso.
Deixe seu comentário ou entre em contato pelo WhatsApp: (11) 94536-0503 – (11) 94780-6582.

Posts Relacionados

07

ago
Direito Civil

Juros altos e abusivos? Saiba como renegociar com os bancos e demais instituições.

Infelizmente quase 100% dos contratos de empréstimos e financiamentos contém em suas cláusulas a cobrança de juros abusivos. As pessoas que contratam são sempre vítimas de bancos e financeiras que praticam a cobrança de juros abusivos. . Você pode procurar a instituição bancária e tentar de forma amigável a renegociação da dívida, mas, na maioria das vezes, […]

05

jul
Direito Civil

SEU PRODUTO APRESENTOU VÍCIO APÓS A COMPRA? Conheça o prazo para reclamar junto ao fornecedor

O direito conferido ao consumidor para reclamar pelos vícios ocultos não é permanente. Em homenagem aos princípios da boa-fé objetiva, da razoabilidade e da vedação de enriquecimento ilícito, para que a reclamação do consumidor seja legítima, deverá ser observado qual o tempo médio de vida útil do bem acometido pelo vício. Caso não fosse assim, a responsabilidade[…]